ESCOLA SECUNDÁRIA DE FONSECA BENEVIDES (ES D. JOÃO DE CASTRO)
A Escola D. João de Castro, localizada na zona ocidental de Lisboa, na freguesia de Alcântara, foi inaugurada em 1949 com a designação de Liceu D. João de Castro. O projeto foi elaborado em 1945 na Junta das Construções Escolares para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas (JCETS-MOP).
A intervenção de modernização da Escola D. João de Castro visou a adaptação da estrutura existente a um novo programa funcional. Além de acolher a Escola Secundária Fonseca Benevides, transferida das antigas instalações em Alcântara, estas instalações são também utilizadas pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica - CINEL, partilhando salas de aula, laboratórios e outros espaços, associando à antiga instituição de ensino secundário o Pólo de Formação de Eletricidade e Eletrónica.
A intervenção procurou salvaguardar a identidade do edifício original, complementando-o. Para esse efeito, procedeu-se à articulação do edifício existente com uma nova edificação, definida por um sistema de edifícios justapostos ao existente.
Foi criado um novo corpo com 3 pisos acima do solo, que contém o conjunto de espaços laboratoriais e oficinais (eletrónica, eletromecânica, informática, micro-soldadura, eletrónica de circuitos, domótica e energias renováveis) e respetivos espaços de apoio e secretarias. A circulação original foi ampliada para servir os dois corpos, resultando o aparecimento de um espaço central.
O novo corpo materializa uma nova frente, definindo o acesso público principal. O desnível entre o piso 2 e a praça alberga os novos espaços de refeitório-cafetaria e as zonas de convívio.
Ao corpo do antigo ginásio é associado um espaço desportivo coberto que permite a sua utilização pela comunidade exterior.